20090319

Ondskan

Acabei de rever o excelente filme Ondskan ou como foi lançado no Brasil Evil: Raízes do Mal, foi indicado ao Óscar de melhor filme estrangeiro em 2003, mas não ganhou. O filme eh sueco e espanta pela qualidade (eh o primeiro filme sueco que vi). Altamente recomendadissimo.

O titulo define bem sobre o que se trata: maldade, pura e simples. A historia eh sobre Erik, um típico garoto-problema na Suécia dos anos 50. Tem um padastro que o maltrata e uma mãe submissa. Os problemas de Erik começam quando ele eh expulso de mais uma escola e a nova - um internato - eh a sua ultima chance de concluir a escola. Diante disso e dos esforços da mãe para que estude ele entra para o internato centrado em não se meter em problemas, mas desta vez os problemas (e a maldade) não estão nele e sim nos estudantes senior, pois o internato usa os alunos para impor a disciplina e estes se aproveitam dela para mais diversas crueldades e tradicoes de tortura. Em face disso e em confronto com seu sentimento de individualidade, desrespeito a autoridade e a possibilidade de ser expulso, Erik precisa enfrentar a crueldade e encontrar meios de se sobressair.

Apesar de parecer cliché a principio, a historia tem uma linha muito boa, bons atores e uma fotografia excelente. Outra coisa que gosto muito neste filme eh que Erik NÃO eh um super-aluno ou um típico anti-herói, ele falha, tem dificuldades e busca ser neutro. Eh bem a imagem de alguém querendo fugir de problemas, mas sendo um imã para tais.

Recomendado meeeeesmo, vale a pena!

Nenhum comentário: