20090402

This is England

De 2006, mais um filme que passou despercebido. Ao lado de Uma outra historia americana - com Edward Norton e Skinheads - A forca branca - com aquele cara do Gladiador e Uma mente brilhante, este eh um filme muito bom sobre skinheads. Bom no sentido de mostrar as consequências desse movimento, mas diferente dos outros dois, este eh um pouco menos ficcional, mostra a Inglaterra de 1983, sofrendo as com a guerra nas Falklands

O personagem principal eh Shaun, um garoto de doze anos que perdeu o pai na guerra e constante alvo de gozacao na escola, caso clássico. Ele encontra um dia a turma de Woody, proto-skinheads que não necessariamente são skinheads, na verdade apenas uma turma de jovens querendo se divertir, sem discursos racistas ou brigas, apenas pequenos vandalismos. O problema começa quando Combo, um antigo skinhead e "amigo" de Woody sai da cadeia e reencontra a turma, agora ele esta mais convicto dos "ideais" sh e prega fervorosamente ao pequeno bando. Shaun, apenas um garoto cheio de rancor pela morte do pai, assume estes ideais - e sofre as consequências disso.
O que eh interessante no filme (alem da otima atuacao dos atores) eh a ambientacao e os lados pessoais dos personagens mostrados, bem como em A forca branca, os momentos mais "humanos" dos skins são mostrados. Recomendado.

Sempre se escuta falar desses movimentos, ainda que hoje seja bem pouco ate, mas eh difícil conceber essas ideias raciais em um mundo como o de hoje, com pessoas de toda a parte indo e vindo e a miscigenação cada vez mais frequente. Nunca entendi esse fanatismo, acho que eh a sensação de pertencer a algo, de estar com quem não te machuque. Devem ser os pequenos Shauns pelo mundo que vez por outra entram nesses movimentos, mas quem deveria ser combatido antes de tudo são os Combos da vida.

Nenhum comentário: