20110805

Inglês

Por que inglês?

Muito simples. É o latim dos nossos tempos, o russo dos ex-soviéticos. É a língua que com o mínimo de conhecimento, alguém em algum lugar vai saber responder a uma solicitação. E ainda melhor para quem não tem planos de viajar por todo o mundo, é a língua que a internet fala.

Podem-se descobrir tesouros aprendendo outras línguas, principalmente na web onde cada país tem seu microcosmo virtual, mas quem domina?

Japonês? Na moda, mas nunca vai colar pra todo mundo. A quantidade de gente que eu conheço aqui que mora há muitos anos e não sabe absolutamente NADA de japonês é impressionante. Nem os próprios já não nutrem amor infinito pela sua língua materna. O Japão é o autista dos países desenvolvidos. Bem maior o cacete, enquanto as coisas estiverem bem por aqui, eles estão se lixando, absorvendo só o que interessa do mundo exterior. Japão para japoneses.

Olha a preocupação japonesa com a situação mundial...

Chinês? Rá! Quem acha que a China vai ser o próximo USA por causa de lances econômicos e crescimento está enganado. Recentemente a revista Time mostrou os erros e acertos comparando justamente Brasil e... China. E basicamente aonde um erra outro acerta. Mais uma: Quem em sã consciência vai seguir um povo que exporta primariamente gente? Gente essa que prefere recriar miniaturas das coisas boas e bonitas (as Chinatowns) da China em um país estrangeiro a permanecer lá? E a segunda maior exportação são produtos de péssima qualidade, ripados de outros países, produzidos em regime semi-escravo que inclusive está sendo passado para outros países com desenvolvimento inferior como Laos, Cambodia e Malásia por que até o pessoal lá já não está satisfeito com a situação?

É mais fácil receber esse tipo de Chun-li pelo correio, se encomendares da China

Russo? Provavelmente não. 20 anos depois do colapso da União Soviética, muitos países ainda mantém a língua e na verdade você pode passar por muitos lugares com russo. Tipo Cazaquistão, Usbequistão, Ucrânia, Belarus e tudo mais. Lógico que isso se você conseguir visto para entrar nesses lugares místicos e ficar por lá. Nada contra, conheço gente desses países e sei que tem umas coisas legais lá. Pra uma visita. E só.

Da, tovarisch! Falar russo pode trazer sérias vantagens. Não é a toa que os Beatles escreveram "Back to USSR"

Espanhol é uma mão na roda pra quem fala português, quem tem um mínimo de cérebro entende um texto com facilidade e arranha um portunhol. Mas assim como a minha querida Língua Portuguesa, da qual tenho tanto orgulho de falar e conhecer o microverso dao redor da mesma - e bem como russo, que estou me aventurando aos poucos - é uma língua complexa, cheia de nuances, sotaques e elementos culturais que empacam o aprendizado dinâmico visando a comunicação eficiente. Chinês então, que tem quatro ou mais entonações para cada vogal? Aonde está a praticidade destas línguas?

Novamente, entra o inglês como uma língua que cada dia mais se torna cosmopolita e despatriotizada. Você aprende inglês para ler artigos científicos, navegar na net, ajudar um turista ou entender uma música. Quantas pessoas realmente aprendem inglês para ir morar na Inglaterra ou nos EUA? É aqui que não se deve confundir as qualidades da língua inglesa com a adoração por norte-americanos ou britânicos. Se tornou algo muito maior que estas duas nações, independente das mesmas e com identidade própria aonde é usada (vide inglês indiano, engrish, spanglês, aranglish e outros tantos).

Queria saber quem pagou por DUAS bandeiras americanas sabendo que iam ser queimadas

Inglês é bom por que é fácil de aprender, está em toda parte e vai ter sempre alguém que sabe ao menos responder yes ou no. Não é por que é coisa de americano. E no fim das contas, meus caros accent geeks, americanos, ingleses, neo-zelandeses ou australianos não dão a mínima se você pode pronunciar "foreigner" ou "dirty" ou "thirty four grand" corretamente. A coisa que eles menos se preocupam é em corrigir você - a menos que você seja tão ruim que eles não possam entender.

Muitos deles estão aprendendo espanhol agora... vai entender...

Nenhum comentário: