20120517

Niigata

Como estou escrevendo do meu laboratorio (procrastinando) nao posso colocar acentos. Nao que este seja um espaco de referencia para o portugues corretamente escrito. Long disso. Anyway...

Eu visitei Niigata em 2008 ainda, hoje por alguma razao desconhecida lembrei de la e quis salvar a memoria. Na verdade nao gostei muito de la, mas ja chegamos la.

Passei por la, na verdade, a caminho do Fuji Rock, o unico que fui ate agora. No Japao os principais festivais de rock sao o Fuji e o Summer Sonic, isso com bandas estrangeiras, so com bandas japas tem o Rising Sun, acho. Enfim, 2008 eu ainda tinha alguma grana do Brasil e nao queria perder a chance de ver o My Blood Valentine, coisa que fiz bem por que nunca mais eles fizeram apresentacoes (ate aonde eu sei). Entao comprei ingresso, reservei onibus e 15 horas depois cheguei em Niigata. O Fuji Rock na verdade eh em um cidade longe do Monte Fuji, parece que o primeiro festival foi la mas devido a bagunca tranferiram para um Ski Resort e ai ficou sendo la. Acho que inclusive ja postei sobre isso aqui mas nao faz mal, pelo menos pra mim mesmo. Peguei um trem-bala para o lugar, depois descobri que poderia ter pego um trem normal e pagado metade do preco, mas tudo bem, experienceei o Shinkansen e em meia hora estava la... na parada do onibus fretado que subia a montanha para o local do concerto.

O festival foi otimo, chegei la estavam tocando Rodrigo y Gabriela, assisti The President of USA, Bloc Party, Kururi, Kasabian, Travis e o MBV... Foi otimo. Tentei dormir a ceu aberto com outras centenas de pessoas mas a organizacao do evento pediu gentilmente a todos que nao o fizessem. Me aconcheguei em uma pequena floresta com o mesmo montante de gente e um numero proporcional de formigas e insetos, mas dormi e na manha seguinte deixei o lugar. O festival dura tres dias e pode-se acampar no local, mas custa o olho da cara e so comprei ingresso pra um dia. Deixei o lugar triste por que parecia uma versao japa de Woodstock ou Burning Man, com mil coisas acontecendo paralelamente aos shows e a musica eletronica non-stop. Enfim, tive que partir.

Chegando de volta em Niigata percebi meu erro, grande erro. Reservei o onibus de volta para noite e teria que gastar o dia todo naquela cidade desconhecida e cansado de nao ter dormido bem. Tinha um livro, tinha meu bloco de notas mas eles so me forneceram distracao por algumas horas. Terrivel. Resolvi ligar para um amigo checar na internet aonde eu poderia ir, nada de interessante. Comecei a vagar pela cidade, andei andei andei, como na musica do Xitaozinho e Chororo e nada do tempo passar.

Niigata nao tem nada mesmo. So uma cidade urbanizada mas sem atrativos. Vaguei por shopping centers entediantes, McDonalds cheios de adolescentes curiosos, tentei ate dar check-in em um motel mas nao aceitaram um cara sozinho (sic). Desesperado por descansar melhor que em bancos de praca tentei hoteis e estes nao faziam check-in depois do horario estabelecido. Meu Deus, que merda de cidade! Nada pra ver e nenhum lugar pra ir! Achei um fliperama e mais uma hora se passou, finalmente comecou a anoitecer. Meu onibus finalmente veio as 22 horas e na manha seguinte estava de volta a Kyoto.

Nunca mais fui por aquelas bandas, outros Fuji Rock aconteceram mas nada com tantas bandas que valessem a longa viagem e o tedio interminavel de Niigata.

Nenhum comentário: